Quando começa o mês de novembro, é comum associá-lo a cor azul. A campanha Novembro Azul foi iniciada no Brasil em 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam que, no Brasil entre 2020 e 2022, 65.840 homens por ano, serão afetados pelo câncer de próstata. Sendo o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e representando 29% dos diagnósticos da doença no País.
Esses dados alarmantes, chamam a atenção para o fato, de que os homens não têm valorizado muito sua saúde. Alguns fatores contribuem para esse comportamento, como o preconceito, machismo, a crença de que o homem não deve demonstrar fraqueza, ou até mesmo a falta de informação.
Sendo assim, a inquietação sobre a saúde física do homem, é também uma preocupação com a sua saúde mental. Pois, rompendo as barreiras do preconceito e os tabus, o homem conseguirá olhar para si mesmo, com mais amor e cuidado.
Quando o homem aprende a se conhecer, se respeitar e se valorizar, sabe da importância de cuidar do seu bem-estar físico e mental, através de atividades físicas, exames de rotina, terapia, entre outros cuidados.
A garantia de cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Então, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 55 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, exame este, que permite ao médico avaliar as alterações na próstata.
O Novembro Azul não apenas é um marco especial, para conscientização sobre o diagnóstico preventivo do câncer de próstata, mas é também, um momento para os homens lembrarem, que é sempre necessário cuidar de sua saúde física e mental.
Referência:
https://www.inca.gov.br/campanhas/cancer-de-prostata/2020/saude-do-homem”>https://www.inca.gov.br/campanhas/cancer-de-prostata/2020/saude-do-homemKênia Duarte